Detalhes do produto

Capoeira: de luta de negro a exercício de branco
Disponibilidade: Em estoque
R$ 25,00

  Sinópse

“Capoeira: de luta de negro a exercício de branco” é o resultado de uma pesquisa feita durante o Curso de Especialização em História Regional da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), entre 1999 e 2000, e registra o percurso da capoeira em Itabuna, especialmente nas décadas de 1950 e 1960. Pessoalmente motivada pelo tema, por ser capoeirista, Cláudia Viana Ávila D` Andrade, aborda-o em diversos momentos da história brasileira e o descreve pormenorizadamente, no âmbito grapiúna.

Sua ênfase é dada ao “embraquecimento da capoeira quando esta se torna dominante do branco”, através das Academias, se dissocia dos seus valores, seus fundamentos e rituais e passa a perder a sua “africanidade”. Em toda a pesquisa observamos a preocupação de relacionar a capoeira com os fatos históricos que a permearam e que fi zeram dessa arte um movimento de luta. É a história dos anti-heróis que Jacques le Goff tanto se refere e que a Nova História dá abertura e sustentação no campo das pesquisas.

  Ficha técnica
ISBN: 978-85-98493-84-8
Edição:
Ano de publicaçao: 2011
Nº de Páginas: 108
Formato: 15x22cm
Idioma: Português
  Sobre o autor
Cláudia Viana

Cláudia Viana Ávila D’Andrade, nasceu em São José da Vitória, em 1967. Graduada em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em 1992 participou como pesquisadora do livro “Associação Comercial de Ilhéus, 80 anos de História”.

Em 2000, especializou-se em História Regional (UESC) e, como resultado dessa Especialização, escreveu a história da Capoeira em Itabuna, um trabalho intitulado “Capoeira: de luta de negro a exercício de branco”, onde enfatiza a fundação de uma Academia de Capoeira Regional na década de 1960.

É capoeirista desde 1993. Em 2002, enquanto diretora do Arquivo Público Municipal de Itabuna, lançou o livro “Indexação das Leis do Município de Itabuna”.

Professora de História e graduada em TPD (Técnico em Prótese Dentária) pela Escola 3º Plano de Salvador-Bahia. Além de ser professora de capoeira.

Se preferir compre em um site parceiro