Detalhes do produto

Carnaval de Itabuna: memória identidade e turismo
Disponibilidade: Em estoque
R$ 30,00

  Sinópse

A obra “Carnaval de Itabuna, Memória, Identidade e Turismo”, de Rodrigo Muniz Ferreira Nogueira, ambientada no campo das manifestações culturais, recorta uma temática amplamente estudada nos dias de hoje - a festa. Segundo Maria Cristina Rosa (2004), busca-se através do estudo desse fenômeno social a compreensão de identidades nacionais, usos e costumes, hierarquias sociais, relações mercadológicas, práticas de encontro, formas de sociabilidade, culturas de grupos, modos de consumo, redes de relações sociais e econômicas, dentre outros aspectos. O carnaval é objeto desse estudo, reconhecida como a festa popular brasileira mais famosa e de?nida na Enciclopédia The Grolier Multimedia como celebração que combina des?les, enfeites, festas folclóricas e comilança, que é comumente mantida nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma.

Como qualquer expressão cultural o carnaval se transforma, se transmuda, se ressignifca e é constantemente ressignifcado e reapropriado. O trabalho em pauta busca apresentar um estudo analítico das transformações ocorridas nos festejos carnavalescos na cidade de Itabuna, partindo da hipótese que os processos de identidade cultural e representações culturais estão sendo impactados negativamente pelos efeitos comunicacionais da modernidade, principalmente no que tange aos eventos populares, contribuindo para o aceleramento do processo de descontextualização dos valores tradicionais, implementando a espetacularização da cultura e demonstrando a importância dessas expressões na atratividade turística. O autor desenvolve o trabalho através de quatro capítulos: no primeiro, apresenta discussão teórica à luz da relação do global e do local, buscando explicitar o processo ocorrido com as territorialidades tradicionais a partir dos efeitos da globalização pautado nas abordagens sobre cultura, identidade e memória sem se afastar da vinculação com o turismo cultural.

  Ficha técnica
ISBN: 978-85-8151-089-7
Edição:
Ano de publicaçao: 2014
Nº de Páginas: 208
Formato: 14x21cm
Idioma: Português
  Sobre o autor
Rodrigo Muniz Nogueira

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão (UESC), Especialista em Comunicação Organizacional (Faculdade Dois de Julho) e Mestre em Cultura e Turismo (UESC).

Professor e Coordenador dos cursos de graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e da pós-graduação Lato Sensu em Comunicação Organizacional da Unime Itabuna. Professor em Comunicação e Marketing em Redes Sociais da FTC Itabuna. Analista de comunicação corporativa com experiência e atuação na área de Comunicação Institucional da Petrobras Transporte S/A. Sócio na MSV Soluções em Comunicação.

Se preferir compre em um site parceiro